sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Mini feirinha de alimentos.

Olá pessoas já vou avisando que esse post é GIGANTE rsrsr, tambem não gosto de post's grandes mais não tem jeito né uma hora ou outra temos que fazer algo que não gostamos. Então... 


Bom, como o titulo já fala esse post foi criado pra que eu possa explicar pra vocês o que é a mini-feirinha de alimentos do meu estágio.
Como já havia dito o tema e o conteúdo das minhas intervenções em estagio III é: Ginástica circense e nutrição dos artistas, então... Além de aprender um pouco mais sobre a arte dos picadeiros, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre nutrição dos artistas e a importância dela para a vida dos artistas e dos próprios alunos.
Pois bem a mini-feirinha consiste em uma feira de alimentos (verduras e frutas) onde o valor delas para compra é o valor nutricional, ou seja, o real valor dos alimentos. Para que isso ocorra criamos na sala o realmina (real + vitamina) que é o dinheiro no qual os alunos podem comprar na mini-feirinha. O realmina é um papel chamex cortado no tamanho do dinheiro de papel e nele esta escrito 3 vitaminas, 4 vitaminas, 4 vitamina e por aí vai. Esse dinheiro foi distribuído para duas turmas da escola (as únicas duas que poderiam comprar na mini-feirinha de alimentos).
Para a realização da mini feirinha eu disponibilizei duas aulas (mais acho que poderia ter sido mais) nessas aulas eu dividi os grupos que ficariam na barraca e cada barraca pode vender duas qualidades de fruta ou verdura, e o mais importante explicar sobre elas e o porquê de estar custando aquele valor (o efeito da vitamina no corpo)...Fizemos cartaz de divulgação com figuras de jornais e revistas, criamos os bonés da feirinha que seguiria esse modelo:

...porem ele não pode ser confeccionado por conta da economia da escola e pelos gastos com o sarau que é um evento tradicional e anual da escola. E também criamos a sacolinha lembrança, que eram sacolinhas de papelão como essas:


So que decorada com E.V.A e papeizinhos escrito: Frutas e verduras são importantes para a brincadeira, I mini-feirinha de alimentos (digitados por mim.)
Criamos ainda os cartazes com a tabela de preços.
No dia da realização da mini feirinha foi liindo, deu vontade de chorar RSRS' eles conseguiram explicar certinho, lógico que do jeitinho deles mais eles explicaram que pra não ficar preguiçoso igual o coala temos que comer vitamina E portanto compre meu brócolis RSRS.
Foi realmente gratificante e maravilhoso ver que eu deixei alguma contribuição para aqueles aluninhos.
Eu achei a idéia da Mini-feirinha muuuito legal, e logo no inicio pensei que não ia dar muito certo por conta da dificuldade que alguns alunos apresentaram em relação ao conteúdo... Até por conta da idade deles... Mais foi realmente muito legal, e acho que vale a pena ser passada para outras escolas, pois os alunos aprendem e ensinam ao mesmo tempo. É uma pena eu não poder postar aqui as fotos do mini-evento, no próximo pretendo fazer com mais "clientes" RSRS.
Tomara que dê certo (y). Bom, essa foi minha experiência espero que gostem e que compartilhem, e façam também... Fica muito legal e o resultado é bastante positivo.

OBS: Os alimentos vendidos na feirinha são alimentos que os propios alunos trazem (cada grupo traz 2 Kg de casa (visto que o grupo tem 4 integrantes).
E os clientes da feirinha têm direito de levar apenas dois produtos por barraca (uma fruta e um legume).

Nenhum comentário:

Postar um comentário